O Museu de Ciências Naturais é Fiel Depositário de Componentes do Patrimônio Genético, sendo uma das poucas instituições no Brasil credenciadas pelo Conselho do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, mantendo em volta de 400.000 registros de plantas e animais tombados em suas coleções científicas, sendo a base de conhecimento da biodiversidade gaúcha.
Pois a Fundação Zoobotânica (FZB) está ameaçada de fechamento pelo atual governo do RS. Há 40 anos um imenso rol de conhecimento subsidia as políticas públicas de preservação e conservação, tanto do bioma do Pampa como da Mata Atlântica, hoje constituídos por remanescentes que perdem sua área de extensão a cada ano, restando tão somente 36% e 7% respectivamente no RS. Outro aspecto a salientar é o patrimônio de peças e conhecimento paleontológico de grande destaque em nível regional e internacional.
Os alunos da EMEF Vila Monte Cristo estão visitando esses espaços para conhecê-los mais a fim de defender sua preservação e sugerem que outras escolas continuem levando seus alunos aos espaços da FZB com esse objetivo.
Vejam algumas fotos dessa visita cultural e de conscientização
Vivência maravilhosa. O Jardim Botânico de Porto Alegre é único e temos que preservá-lo acima de interesses políticos passageiros. Um grande espaço de aprendizagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente publicação! Com certeza temos o dever cidadão de preservar essa importante fundação que gera conhecimento, faz pesquisa, preserva e compartilha o meio ambiente e acima de tudo já está incorporada a memória afetiva de cada um de nós!
ResponderExcluirTrecho final da redação “Meu Sonho” de uma aluna do 4 ºano, após visita a Fundação Zoobotânica...
ResponderExcluir"Meu sonho também é que os bichos que se camuflam nunca sejam encontrados e que a Píton viva o suficiente para proteger o Jardim Botânico.
Todos os animais tem que continuar no Jardim Botânico. Porque lá é o lugar deles e ninguém vai tirar isso deles, nem o Sartori. O Sartori que se cuide porque os bichos estão soltos."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir